16.4.13

Conheça Cláudio Rabeca



Cláudio Rabeca é um potiguar radicado em Recife, Brasil, cresceu vivenciando de perto os costumes musicais da tradição sertaneja do Rio Grande do Norte, como o forró Pé-de-Serra, e encontrou na cultura pernambucana a essência para desenvolver seus trabalhos musicais e artísticos.Desde 2002, canta e toca percussão no Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife e desde 2004 é rabequeiro do Cavalo Marinho Estrela de Ouro de Mestre Biu Alexandre da cidade de Condado (PE). Cantor, compositor e rabequeiro do grupo Quarteto Olinda desde 2004, Cláudio Rabeca é um artista que vem se destacando no cenário da música pernambucana.

Em 2009 gravou seu primeiro CD solo, disco intitulado “Luz do Baião”, com canções autorais que evidenciam o instrumento que adotou em seu sobrenome artístico. “Luz do Baião” tem forte influência do gênero forró das décadas de 1950 e 1960.

Dentro da Música Instrumental participou de duas edições do Projeto DUOS, onde tocou com o Gaitista Brasiliense Pablo Fagundes e o Violeiro Cacai Nunes.

Em 2011 produziu o CD duplo “Rabequeiros de Pernambuco”, onde reuniu 24 rabequeiros num importante registro para a cultura deste instrumento.

Em 2012, realizou uma circulação nacional do seu Show Luz do Baião, com músicas do disco, Choros, Maracatus e muito baião. A turnê passou pelas cidades de Pirenópolis, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Ribeirão Preto, com convidados especiais em cada cidade, foram eles respectivamente: Cacai Nunes, Pereira da Viola, Nicolas Krassik e Ivan Vilela. ´

Em julho deste ano realizou sua primeira turnê pelos Estados Unidos, com a Banda Quarteto Olinda, tocaram em Nova Yorque, Washington, Baltimore, Lowell, entre outras cidades. Em Agosto tocou com Renata Rosa no 5° Festival de Rabecas de Bom Jesus no Piauí, também voltou aos Estados Unidos para dar aulas de Rabeca na Califónia, dentro do Projeto Valley of the Moon, do Violinista Escocês Alasdair Fraser. Ainda em 2012, fez uma turnê com o Quarteto Olinda pela Europa, passando por Lisboa, Genebra, Roma, Paris, Amsterdam, entre outras.

Para 2013 prepara uma Circulação Nacional chamada "Caravana Rabequeiros de Pernambuco", que passará pelas cidades de Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Fortaleza, Natal, João Pessoa e Recife, Cláudio fará show juntamente com os Rabequeiros(a) Maciel Salu, Luiz Paixão e Renata Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário